Coordenador : Adriana Soares Dutra
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 387875.2199.325523.08022023
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público prioritário será constituído por Idosos participantes do Programa Universidade da Terceira Idade da Universidade Federal Fluminense - UNITI/UFF, podendo incluir também adolescentes e jovens matriculados em escolas municipais do município de Campos dos Goytacazes, moradores de regiões afetadas por inundações e alagamentos.
Local de atuação: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, escolas municipais e espaços públicos no município de campos dos Goytacazes-RJ
Objetivo
O projeto Aonde foi parar o meu lixo? tem como principal objetivo contribuir para o fomento de uma consciência crítica sobre o papel dos sujeitos, do poder público e a relação entre homens e mulheres com o ambiente em que vivem. Tal objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: - Ampliar o conhecimento sobre diferentes formas de destinação e tratamento dos resíduos sólidos; - Fortalecer a articulação entre o NESA, outras estruturas da Universidade e as comunidades atendidas; - Contribuir para a busca de soluções coletivas para os desafios ambientais vivenciados nas comunidades; - Contribuir para uma melhor destinação dos resíduos sólidos por parte dos moradores locais; - Possibilitar aos alunos do curso de Serviço Social uma aproximação com o debate da questão ambiental e sua relação com a questão social.
Resumo
O projeto em tela tem como proposta contribuir com a formação de moradores do município de Campos dos Goytacazes no que tange à questão ambiental e aos direitos humanos. Parte-se do levantamento de questões cotidianas vivenciadas no município, relacionadas ao despejo inadequado de resíduos sólidos para a efetivação de um diálogo amplo fundamentado na leitura crítica da relação entre homens e mulheres com o ambiente em que vivem, do sistema social como produtor da injustiça ambiental, do papel do Estado e das políticas públicas como direito.